Em primeiro lugar, anunciar um produto no mercado livre é grátis, sempre. No entanto, existem estratégias específicas que podem te ajudar a vender ainda mais na plataforma.
Em linhas gerais, saber quanto custa vender no mercado livre depende de diversos fatores. Vamos te mostrar quais são eles e as técnicas comprovadas para que o seu empreendimento acompanhe o crescimento do Marketplace, que por sua vez, registra seis mil buscas e nove vendas por segundo. Acompanhe!
O que é o Mercado Livre?
O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia existente no mercado há 22 anos. A organização atua em 18 países e o Marketplace pertencente a eles – MercadoLivre.com — é o maior da América Latina, reunindo milhões de empreendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos e serviços dos mais diversos nichos em tempo real.
Nesse sentido, é mais que comprovado que além de uma empresa super potente no país, o empreendimento também impacta na economia de todo o Brasil, amparando famílias e empreendedores de diversos cantos do mundo.
Em todo o Brasil existem 15.480 empreendedores do Mercado Livre, com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. “Esses números representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.”
Como funciona um Marketplace?
Imagine uma rede a qual os empreendedores podem fazer suas ofertas no mesmo site. Em outras palavras, uma rede que atua como um shopping center on-line, onde os visitantes têm acesso a diversas lojas, dos mais variados segmentos. Assim funciona um Marketplace.
Às vezes, pode ser que o Marketplace seja confundido com o E-commerce, no entanto, tratam-se de coisas diferentes.
- E-commerce: neste caso, você pode acessar o site de uma loja, e adquirir um produto vendido por essa mesma loja.
- Marketplace: é possível adquirir diversos produtos e/ou serviços de marcas diferentes.
Em suma, os dois modelos de comércio eletrônico podem gerar resultados expressivos para sua indústria, influenciando no crescimento e na visibilidade do seu negócio. Contudo, para atingir bons resultados é preciso desenvolver estratégias adequadas e condizentes com o seu modelo de trabalho.
Mas, afinal, quanto custa vender no Mercado Livre?
A princípio, não há cobrança fixa ao vender no Mercado Livre. É possível anunciar na plataforma de forma totalmente gratuita, sem tarifa relacionada a anúncio ou venda.
No entanto, o Marketplace disponibiliza opções de anúncios patrocinados, divididos em duas categorias: Clássico e Premium.
Assim, vale ressaltar que caso o empreendedor escolha vender no Mercado Livre com o auxílio desses anúncios patrocinados, o pagamento dos mesmos é feito apenas caso a compra seja concretizada, em forma de comissão para a plataforma.
As tarifas de venda nos anúncios clássico e premium são fixas, conforme a categoria e o tipo de anúncio escolhido.
Ainda vale a pena vender nesse Marketplace?
De antemão, sim, vale a pena vender no Mercado Livre. Isso porque o alcance dos produtos anunciados na plataforma é muito maior que o alcance de produtos que não utilizam o Marketplace como apoio para as vendas.
Apesar disso, é primordial que você entenda que para anunciar no Mercado Livre é necessário estudo para trabalhar os principais produtos, ter atenção às estratégias que mais farão sentido para o seu negócio, utilizar ótimos títulos e descrições detalhadas dos produtos, fotos padronizadas e em alta qualidade, relacionamento adequado com os clientes e anúncios para maior índice de conversão.
Em síntese, vender no Mercado Livre pode ser uma atitudes mais assertivas para empreendedores, mas apenas se o Marketplace for utilizado da forma correta, com cuidado em todos os pontos importantes para fazer com que seu empreendimento se torne algo bem mais rentável, de fato.
Por que escolher a HubSales para realizar a integração da minha indústria com o Mercado Livre?
Antes de mais nada, integrar a sua indústria com um Marketplace sem o auxílio de uma equipe especializada pode afetar diretamente os resultados do seu empreendimento. Isso porque incluir seus produtos em uma plataforma on-line exige muito esforço para atrair os resultados esperados.
Os profissionais da HubSales possuem a expertise necessária para lidar com os maiores Marketplaces do mercado, e para que a integração ocorra de forma especializada, o processo de integração é dividido por etapas e o trabalho é desenvolvido para que você se preocupe apenas em vender e escalar o seu negócio enquanto fazemos o gerenciamento da sua indústria e dos seus produtos no Marketplace.
1) Baixo investimento inicial
O custo necessário para vender on-line com a HubSales é praticamente inexistente se comparado ao investimento em um e-commerce. Caso opte por investir em uma loja exclusiva para a sua marca, o valor mínimo necessário é de 30 mil reais para a construção de uma loja virtual básica.
2) Baixo custo de Mídia Digital
Investir em Mídia Digital especializada e que irá funcionar de fato não é uma atividade barata. No entanto, ao optar por disponibilizar os produtos da sua indústria em um Marketplace, você pode ter a mídia paga pelo próprio Marketplace ou dividida entre os clientes da plataforma.
3) Rentabilidade elevada
Existem grandes players disponíveis no mercado, com e-commerces próprios, no entanto, entrar em uma disputa com eles pode diminuir drasticamente a rentabilidade do seu negócio.
Ao optar por contratar um hub como a HubSales, você estará pronto para jogar com as grandes marcas do mercado, por estar incluído em um Marketplace de renome, de forma especializada e estratégica para potencializar cada vez mais a sua rentabilidade.
4) Já tenho um e-commerce, como a Hubsales pode me ajudar?
O público que os Marketplaces atende pode não ser o mesmo que a sua indústria atende de forma individual. Isso porque os Marketplaces atingem uma grande parcela de pessoas que poderiam não ter sido atingidas de outras formas.
A Hubsales agrega auxiliando o seu empreendimento a vender mais, alinhando as estratégias, diluindo o custo fixo e aprimorando detalhes da marca e dos produtos.
5) Melhor margem de lucro para fabricantes
A indústria não precisa competir com seus lojistas, pois consegue vender com o mesmo preço praticado ou maior.
A prática estimula o custo do seu produto no mercado para cim e obtem uma margem de lucro maior.
6) Visibilidade
De qualquer maneira, ao optar por incluir os produtos da sua indústria na Hubsales, o aumento da presença dos seus produtos em regiões e cidades que não possuem expressão nas vendas em lojas físicas é diretamente impactada.
A oportunidade de incluir mercadorias em um Marketplace faz parte de uma expansão geográfica de baixo custo, capaz de levar o seu empreendimento a lugares que, sem o Marketplace, não seria possível.