E-commerce, ou comércio eletrônico na tradução, é uma forma de comercializar produtos pela internet através de websites de lojas virtuais.
Na verdade, e-commerce é o termo geral que engloba todas as operações de vendas pela internet, porém, a palavra é comumente ligada ao conceito das vendas através do site da própria empresa, gerenciado em uma plataforma de e-commerce.
Entenda mais sobre o que é e-commerce e quais as vantagens que esse modelo agrega para a sua empresa ao vender online:
Como funciona o e-commerce e as plataformas de vendas?
De forma geral, o e-commerce consiste em um site com o domínio da empresa registrado e necessita da operação de uma plataforma de e-commerce, que são várias as disponíveis no mercado.
As plataformas de e-commerce são soluções que entregam os sistemas necessários para o e-commerce funcionar, como os processos de carrinhos de compras, plataformas de pagamentos, e entre outras funcionalidades variáveis de acordo com a necessidade da empresa.
Para que o seu e-commerce funcione da maneira ideal, é essencial que a sua empresa mapeie todas as funcionalidades necessárias à operação do seu e-commerce e verifique se a plataforma desejada possui esses sistemas integrados, ou se são pagos separadamente.
Se deseja saber mais sobre as principais opções de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado e suas diferenças, acesse o artigo que preparamos, clicando aqui.
A maior parte das plataformas de e-commerce funcionam como serviços pagos de forma mensal ou anual, que incluem as ferramentas e toda a plataforma onde você irá gerenciar a parte operacional do e-commerce.
Outras plataformas consistem em plugins de código aberto para WordPress (sistema de criação de blogs) e requerem um pouco mais de conhecimento técnico para funcionar corretamente. Entre as principais plataformas de e-commerce e as mais utilizadas estão: Tray, Wix, Woocommerce, Nuvemshop, Magento, Loja Integrada e entre outras.
Como atrair potenciais clientes e realizar vendas no e-commerce
Diferente de um ponto de loja física, não haverá uma quantidade significativa de possíveis consumidores que encontrarão o site do e-commerce por acidente, ao menos não no início das suas operações.
Para atrair um fluxo relevante de tráfego para o seu e-commerce, é necessário investir em marketing digital e anúncios através de redes sociais, mecanismos de buscas, ou até mesmo em parcerias com influenciadores digitais do seu nicho de mercado.
O tráfego orgânico, ou seja, aquele que não demanda de investimento financeiro (e geralmente provém das pesquisas dos consumidores em mecanismos de buscas) somente se tornará relevante ao longo prazo.
Para uma boa estratégia de tráfego orgânico, a otimização de pesquisas em mecanismos de buscas deve ser projetada desde o início, feita ao utilizar palavras chaves de forma correta e realizar descrições de produtos bem elaboradas e autênticas.
As principais plataformas de e-commerce também possuem ferramentas de remarketing, focadas em enviar e-mails e disponibilizar anúncios para o cliente que adicionou os produtos no carrinho e não concluiu a compra.
Estratégias de remarketing são essenciais para o aumento do faturamento, e possuem custos menores que o marketing focado em aquisições de novos clientes do zero.
Vantagens do modelo de vendas do e-commerce
O e-commerce é apenas uma das formas de vender online, mas possui algumas vantagens específicas e pode ser gerenciado em conjunto com outras formas de vendas pela internet. Confira:
- Facilidade de acompanhar métricas e monitoramento
No seu e-commerce próprio, é possível utilizar de ferramentas para analisar todo o tráfego, números e taxas que são essenciais para otimizar suas estratégias de marketing e entender os pontos positivos e os negativos do seu e-commerce no momento em que se encontra.
A principal ferramenta utilizada para esse fim é o Google Analytics, que é uma solução gratuita onde você cadastra o endereço da sua loja virtual e consegue acompanhar métrica por métrica de forma detalhada.
Outra opção de ferramenta que pode ser utilizada em conjunto com o Google Analytics é o Pixel do Facebook, ideal para as configurações de anúncios dentro da plataforma do Facebook e Instagram Ads.
- Fácil personalização de acordo com as necessidades do cliente
As principais plataformas de e-commerce oferecem muitas opções de personalização, como a disponibilidade de um chat para entrar com o seu suporte, acesso ao WhatsApp da sua empresa de forma direta para sanar dúvidas, maior personalização de inserção de fotos, vídeos e outros elementos que somente são possíveis inserir dentro de um e-commerce próprio.
- Livre de restrições de categorias
As vendas através de Marketplaces, que são plataformas digitais como Magalu Marketplace, Mercado Livre, B2W, entre outras, crescem exponencialmente. Elas são ótimas estratégias mesmo em conjunto com uma loja virtual própria, porém, alguns Marketplaces talvez não permitam a categoria específica do seu produto ou façam a restrição após um tempo.
É importante verificar as categorias permitidas pelo Marketplace que você deseja se cadastrar, mas a vantagem do e-commerce nesse atributo é que ele é um território próprio da sua empresa ou marca, e não está sujeito às regras de outras empresas ou taxas de comissões.
Como citado anteriormente, você pode gerenciar uma loja virtual própria e vender em Marketplaces ao mesmo tempo sem problema algum, e é uma estratégia de presença digital que agrega muito valor ao seu negócio e otimiza as vendas da sua loja.
Contudo, dependendo do seu nicho de mercado e do mix de produtos, alguns Marketplaces podem não ser ideais na estratégia e o e-commerce próprio será o carro chefe nesse caso em específico.
Ao manter as operações de um e-commerce próprio, você pode iniciar a vender em Marketplaces de forma integrada e descomplicada com a ajuda da Hubsales.
A Hubsales é uma plataforma de integração que centraliza o seu estoque em um único lugar e realiza para você todos os contratos entre a sua empresa e os maiores Marketplaces do Brasil, tais como Magalu, Americanas, Mercado Livre, Submarino dentre outros.
Para você focar nas vendas da sua loja, a Hubsales realiza os cadastros de todos os seus produtos nas plataformas, elabora as descrições de forma personalizada e auxilia nos métodos de precificação e definição de mix de produtos.
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