HubSales

No último ano, as vendas online cresceram 47%, contrariando o cenário econômico de outros setores e tendo a maior alta em 20 anos. E adivinha de onde vem a maior fatia desse faturamento? Isso mesmo, dos Marketplaces! Eles foram responsáveis por 78% do faturamento anual que levou a esse crescimento.

Muitos consumidores que antes não compravam online, passaram a comprar, o que levou a 40% de aumento nos novos adeptos. E, claro, novas empresas também ingressaram nesse mercado para poder vender mais e alcançar esses consumidores e suas novas necessidades. Se você também está interessado em vender seu produto online, vamos explicar nesse texto o que são os marketplaces, como funcionam e quanto custa para vender desta forma.

O que é marketplace e como funciona?

O marketplace é uma vitrine virtual, um portal ou plataforma onde diversas empresas podem divulgar e vender seus produtos. Os marketplaces oferecem toda a estrutura online necessária para receber os visitantes, desde a vitrine em si para cadastrar os produtos com fotos e descrições, até mesmo a parte de pagamento e a logística de entrega, por isso é indicado para quem precisa de um e-commerce, mas não pode ou não deseja investir um valor muito alto. E vender em marketplace, custa quanto? A seguir vamos explicar como funcionam as taxas, quando e quanto você paga.

Quanto custa para vender em marketplace?

A verdade é que colocar os seus produtos na vitrine virtual dos marketplaces não custa nada, você paga apenas uma comissão a cada venda realizada. Essa porcentagem cobrada pela plataforma, também é chamada de fee e é calculada devido à estrutura de serviços oferecida. Compare as taxas de marketplace x e-commerce e entenda qual deles é mais rentável:

Marketplace: Marketing + Antecipação de crédito + Chargeback + Gateway + Anti-fraude + Fraude apurada + SAC nível 1
O total de investimentos fica entre 12% e 16%

Loja própria (E-commerce): Plataforma (até 2%) + Marketing (6%) + Antecipação de crédito (8%) + Chargeback (1 %) + Gateway (3,5%) + Antifraude (2,4%) + Fraude apurada (1%) + SAC (1%)
O total de custos somaria cerca de 21,5%.

Tabela comparativa marketplace x ecommerceTabela comparativa marketplace x ecommerce

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?

Vender em marketplaces tem muito mais vantagens do que criar um e-commerce próprio ou loja online exclusiva, confira os benefícios:

  • Baixo custo inicial
  • Baixo investimento em Mídia Digital
  • Alta Rentabilidade
    Melhor margem de lucro para fabricantes
  • Visibilidade
  • Aumentar a presença/penetração de seus produtos em regiões/cidades que não possuem expressão nas vendas em lojas físicas.

E se eu já possuo e-commerce?

Se você já possui e-commerce, os marketplaces darão maior visibilidade, alcance e, consequentemente, maior rentabilidade ao vender mais e diluir o custo fixo.

Como se cadastrar nos melhores marketplaces / players do mercado?

Aqui temos uma notícia ótima, e também uma notícia chata. A notícia chata, é que a indústria ou empresa precisa se cadastrar em cada um dos marketplace, alimentar e monitorar cada plataforma individualmente, tendo diversas tarefas como:

  • organizar a documentação
  • fazer o credenciamento
    configuração e ativação
  • definir o mix de produtos e melhor precificação
    elaborar a descrição dos produtos
  • personalizar a descrição dos produtos para a exigência de cada marketplace
    monitorar os resultados… e muito mais.

São mesmo muitos detalhes e muitas plataformas para gerenciar, mas agora é que vem a ótima notícia: a Hubsales pode te salvar e fazer tudo isso por você. A Hubsales, como o nome diz, é um Hub Comercial. Hub é um sistema concentrador que integra tudo num mesmo lugar e, embora haja outros hubs no mercado, a Hubsales faz todas essas etapas e trabalhos por você e, ainda, oferece:

  • Suporte Especializado e Individualizado
  • Suporte no pós venda nos Marketplaces
  • Análise de posicionamento de mercado

Entenda melhor os diferenciais Hubsales

Muito mais do que integrar os marketplaces para indústrias ou empresas, a Hubsales realiza todo o trabalho mais difícil por você e dá todo o suporte necessário para você vender mais. O que a Hub Sales faz:

  • Realiza todo o onboarding de cadastramento/contrato, organiza/valida documentação e acompanha assinatura do contrato. Realiza o cadastro no portal quando é termo de adesão.
  • Transforma a ficha técnica do produto em uma descrição vendável. Realiza toda a descrição dos produtos enriquecendo para melhor performance de busca.
  • Realiza todo o trabalho de ativação dos produtos em todos os marketplaces. Garantindo a máxima do portfólio do Seller ativo e aparecendo na vitrine. Serviço de setup/onboarding dos produtos mais rápido para indústria.
  • Gestão/monitoramento garantindo performance de venda com GMV no mínimo 30% maior. 70% dos sellers Hubsales performam em venda. A média nos marketplaces está entre 20 e 30%. O Seller recebe um gestor de contas que lhe dá todo o suporte no dia a dia e acompanha a performance de venda.
  • Auxilia o Seller na definição do Mix de produtos que terá maior profundidade de estoque bem como o melhor posicionamento de preço.
  • Monitoramento operação expedição/entrega e SLA mais eficiente com menor incidência de chamados do consumidor final (menos SAC).
  • Assume o custo da plataforma de integração (Anymarket).

Fale com um especialista e saiba como usar uma única plataforma integrada com todos os marketplaces brasileiros, ter mais lucro e menos trabalho:

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