No último ano, as vendas online cresceram 47%, contrariando o cenário econômico de outros setores e tendo a maior alta em 20 anos. E adivinha de onde vem a maior fatia desse faturamento? Isso mesmo, dos Marketplaces! Eles foram responsáveis por 78% do faturamento anual que levou a esse crescimento.
Muitos consumidores que antes não compravam online, passaram a comprar, o que levou a 40% de aumento nos novos adeptos. E, claro, novas empresas também ingressaram nesse mercado para poder vender mais e alcançar esses consumidores e suas novas necessidades. Se você também está interessado em vender seu produto online, vamos explicar nesse texto o que são os marketplaces, como funcionam e quanto custa para vender desta forma.
O que é marketplace e como funciona?
O marketplace é uma vitrine virtual, um portal ou plataforma onde diversas empresas podem divulgar e vender seus produtos. Os marketplaces oferecem toda a estrutura online necessária para receber os visitantes, desde a vitrine em si para cadastrar os produtos com fotos e descrições, até mesmo a parte de pagamento e a logística de entrega, por isso é indicado para quem precisa de um e-commerce, mas não pode ou não deseja investir um valor muito alto. E vender em marketplace, custa quanto? A seguir vamos explicar como funcionam as taxas, quando e quanto você paga.
Quanto custa para vender em marketplace?
A verdade é que colocar os seus produtos na vitrine virtual dos marketplaces não custa nada, você paga apenas uma comissão a cada venda realizada. Essa porcentagem cobrada pela plataforma, também é chamada de fee e é calculada devido à estrutura de serviços oferecida. Compare as taxas de marketplace x e-commerce e entenda qual deles é mais rentável:
Marketplace: Marketing + Antecipação de crédito + Chargeback + Gateway + Anti-fraude + Fraude apurada + SAC nível 1
O total de investimentos fica entre 12% e 16%
Loja própria (E-commerce): Plataforma (até 2%) + Marketing (6%) + Antecipação de crédito (8%) + Chargeback (1 %) + Gateway (3,5%) + Antifraude (2,4%) + Fraude apurada (1%) + SAC (1%)
O total de custos somaria cerca de 21,5%.
Tabela comparativa marketplace x ecommerce
Qual a diferença entre e-commerce e marketplace?
Vender em marketplaces tem muito mais vantagens do que criar um e-commerce próprio ou loja online exclusiva, confira os benefícios:
- Baixo custo inicial
- Baixo investimento em Mídia Digital
- Alta Rentabilidade
Melhor margem de lucro para fabricantes - Visibilidade
- Aumentar a presença/penetração de seus produtos em regiões/cidades que não possuem expressão nas vendas em lojas físicas.
E se eu já possuo e-commerce?
Se você já possui e-commerce, os marketplaces darão maior visibilidade, alcance e, consequentemente, maior rentabilidade ao vender mais e diluir o custo fixo.
Como se cadastrar nos melhores marketplaces / players do mercado?
Aqui temos uma notícia ótima, e também uma notícia chata. A notícia chata, é que a indústria ou empresa precisa se cadastrar em cada um dos marketplace, alimentar e monitorar cada plataforma individualmente, tendo diversas tarefas como:
- organizar a documentação
- fazer o credenciamento
configuração e ativação - definir o mix de produtos e melhor precificação
elaborar a descrição dos produtos - personalizar a descrição dos produtos para a exigência de cada marketplace
monitorar os resultados… e muito mais.
São mesmo muitos detalhes e muitas plataformas para gerenciar, mas agora é que vem a ótima notícia: a Hubsales pode te salvar e fazer tudo isso por você. A Hubsales, como o nome diz, é um Hub Comercial. Hub é um sistema concentrador que integra tudo num mesmo lugar e, embora haja outros hubs no mercado, a Hubsales faz todas essas etapas e trabalhos por você e, ainda, oferece:
- Suporte Especializado e Individualizado
- Suporte no pós venda nos Marketplaces
- Análise de posicionamento de mercado
Entenda melhor os diferenciais Hubsales
Muito mais do que integrar os marketplaces para indústrias ou empresas, a Hubsales realiza todo o trabalho mais difícil por você e dá todo o suporte necessário para você vender mais. O que a Hub Sales faz:
- Realiza todo o onboarding de cadastramento/contrato, organiza/valida documentação e acompanha assinatura do contrato. Realiza o cadastro no portal quando é termo de adesão.
- Transforma a ficha técnica do produto em uma descrição vendável. Realiza toda a descrição dos produtos enriquecendo para melhor performance de busca.
- Realiza todo o trabalho de ativação dos produtos em todos os marketplaces. Garantindo a máxima do portfólio do Seller ativo e aparecendo na vitrine. Serviço de setup/onboarding dos produtos mais rápido para indústria.
- Gestão/monitoramento garantindo performance de venda com GMV no mínimo 30% maior. 70% dos sellers Hubsales performam em venda. A média nos marketplaces está entre 20 e 30%. O Seller recebe um gestor de contas que lhe dá todo o suporte no dia a dia e acompanha a performance de venda.
- Auxilia o Seller na definição do Mix de produtos que terá maior profundidade de estoque bem como o melhor posicionamento de preço.
- Monitoramento operação expedição/entrega e SLA mais eficiente com menor incidência de chamados do consumidor final (menos SAC).
- Assume o custo da plataforma de integração (Anymarket).
Fale com um especialista e saiba como usar uma única plataforma integrada com todos os marketplaces brasileiros, ter mais lucro e menos trabalho: