HubSales

O modelo Ship From Store vem crescendo de forma exponencial, principalmente durante a pandemia, e se trata de uma modalidade de entregas de produtos que visa agilizar todo o processo de logística, aprimorando a experiência de compra. Uma grande parcela das maiores varejistas brasileiras já utiliza dessa estratégia, mas o mercado começa a perceber que é possível aplicá-la em negócios de portes menores, utilizando dos pontos físicos da empresa. Entenda tudo sobre o que é o modelo Ship From Store nesse artigo que preparamos!

O que é o modelo Ship From Store (SFS)?

O termo, que significa “enviar da loja”, realmente se refere ao modelo de entregas que parte diretamente das lojas físicas, onde as lojas da empresa funcionam como pontos de distribuição (sendo também os pontos de coleta, embalagem, processamento e envio dos produtos). O crescimento do modelo Ship From Store durante a pandemia se deve ao fato dos lojistas passarem a utilizar a estratégia enquanto suas lojas estavam fechadas pelas restrições, utilizando-as como pontos de distribuição e envio das mercadorias em estoque.

Objetivos diretos da estratégia Ship From Store

A grande vantagem e foco está na melhoria de todo o processo de logística da empresa, pois descentraliza a operação, minimiza custos e agiliza a entrega para o cliente com muito mais rapidez, resultando em custos de logística mais acessíveis para a própria empresa e para o cliente final. Nos pontos físicos localizados nas grandes cidades, torna-se possível até mesmo realizar a entrega no mesmo dia (same day delivery, modelo implementado inicialmente pela Amazon).

Em alguns casos, que dependem das localizações geográficas dos pontos físicos da sua empresa, pode ser viável aplicar uma estratégia de frete grátis para os clientes da região, limitando a uma área específica próxima ao ponto de distribuição. Verifique as regiões que sua loja mais atende, e será um dado interessante para implementar novos pontos de distribuição e aplicar a estratégia Ship From Store de forma efetiva.

Para quem é destinado o Ship From Store?

O sistema Ship From Store é voltado para os varejistas, que possam utilizá-lo como um sistema inteligente para aprimorar a gestão, e pode ser aplicado ao possuir múltiplos pontos físicos que possam ser utilizados como pontos de distribuição (independentemente do porte da empresa em questão). Ao reduzir os custos e agilizar a entrega, o real destino do Ship From Store está em beneficiar os seus clientes, além de aumentar a margem de lucro do negócio, que passa a ter custos de envio muito mais acessíveis que a média do mercado.

Se também deseja aumentar a sua margem de lucro através de simulações precisas e conhecer as porcentagens dos principais players do mercado de Marketplace, acesse gratuitamente a nossa planilha com simulador de vendas, clicando aqui.

Um benefício a mais para o modelo Omnichannel

Embora citamos anteriormente o foco do uso do Ship From Store em lojas online, o modelo pode ser utilizado em todos os comércios que aplicam estratégias de Omnichannel, ou seja, a integração entre múltiplos canais, focando em uma gestão unificada de todos. Uma compra realizada online cujo produto é retirado em uma unidade de loja física, é um exemplo do Omnichannel na prática. Dessa forma, entende-se que o modelo Ship From Store é um conceito do Omnichannel, voltado para a parte de logística dos negócios.

No que preciso me atentar para aplicar o Ship From Store no meu negócio?

Se você deseja implementar essa estratégia, é necessário realizar um planejamento completo antes de colocá-la em prática. É essencial que alguns pontos sejam observados, e isso inclui questões de logística, gestão de estoque, estrutura física necessária e mais especificações. Confira:

  • Avaliando a estrutura física necessária

No modelo Ship From Store, o estoque ficará localizado na loja física, as embalagens e todas as etapas de processamento também serão realizadas no mesmo local, portanto, é algo que requer bastante espaço físico. As áreas que eram utilizadas no ponto físico de venda, passarão a servirem como um local de armazenamento dos seus produtos, funcionando como um armazém. Realize um planejamento sobre o espaço físico desejado e observe se todos os seus pontos físicos visados para o Ship From Store possuem os requisitos mínimos da operação.

  • Localização geográfica ideal dos pontos de distribuição

É um dos pontos principais para ter sucesso na implementação da estratégia, já que ela depende totalmente da localização ideal para o cliente. Selecione as lojas que estão próximas à maior parcela dos seus clientes, pois servirão como o carro chefe no aumento de vendas, diminuição de abandono de carrinho por parte desses clientes e ainda permitirá as estratégias de entregas no mesmo dia ou em um prazo muito menor.

  • Treinamento dos colaboradores da empresa

Os colaboradores passarão a realizar o processo de separação, despacho e até mesmo o embalo de cada pedido para envio direto da loja física. Essas são atividades provavelmente diferentes das que realizavam anteriormente, e um treinamento completo se faz necessário para que todo o processo também aconteça com a agilidade necessária que o Ship From Store visa realizar.

  • Período de testes do modelo Ship From Store no seu negócio

Com o planejamento completo, a prática do Ship From Store ainda precisará ser observada e aprimorada desde o início, e isso requer um longo período de testes com aplicações de métricas e observações sobre os novos números adquiridos através da operação. Com a implementação do modelo, analise as taxas de abandono de carrinho, os novos custos de logística para a empresa e o custo final de frete para o cliente, além do tempo de entrega, expedição dos pedidos e demais métricas.

De maneira geral, o Ship From Store é então, um modelo que aprimora o gerenciamento na parte de logística do seu negócio e traz inúmeras vantagens. Não somente na logística, as estratégias de gerenciamento são grandes responsáveis pelo sucesso duradouro e pode facilitar a operação de inúmeros processos, reduzindo custos, unificando canais ou até mesmo agilizando toda a parte operacional da sua loja. 

A Hubsales fornece soluções de gerenciamento ao aprimorar o controle de estoque e centralizar os pedidos em um único lugar, também integrando a sua empresa com os maiores Marketplaces do Brasil, cadastrando os seus produtos nas plataformas, elaborando as descrições e mais serviços voltados em facilitar a gestão do seu negócio. Tenha tempo sobrando para focar nas vendas do seu negócio, muito além da parte operacional, por um valor acessível.

Deixe um Comentário