Se você já vende online ou está iniciando, registrar a sua marca é o processo que vai garantir que ela seja como algo único e protegido em todo o território nacional, além de poder expandir esse registro para mais 137 países.
Proteger a sua marca de forma legalizada é um investimento, e você colherá os frutos posteriormente ao longo de todo o esforço para transformá-la em uma referência no seu nicho de mercado. Separamos esse artigo para explicar tudo sobre o que é uma marca registrada e como realizar esse registro no Brasil. Entenda mais:
Quais os benefícios de possuir uma marca registrada?
Conforme você expande o seu negócio, o nome da sua loja virtual ou vitrine no Marketplace se torna uma marca, mas que ainda não é registrada pela lei. Assim como todas as grandes marcas, registrar a sua própria é o que vai garantir a continuidade do seu negócio com um nome único no país, e estará protegido por lei contra tentativas de terceiros de utilizar do mesmo nome.
Além de tudo, possuir uma marca forte transmite mais segurança e credibilidade para o seu público. Como citamos anteriormente, esse registro também pode ser expandido para além do território nacional, e tudo o que sua empresa lançar sob o nome de sua marca pertencerá à ela.
Um posicionamento constante e único através das mídias sociais e dos seus canais de comunicação com os clientes é o que resultará em uma “personalidade” para a sua marca (e deve ser personalizada de acordo com o seu público).
Como faço para registrar minha marca?
Para registrar a sua marca, é necessário realizar um processo em etapas e pode levar um tempo até obter o registro. Confira:
1-Verifique a disponibilidade do nome
Esse é um processo que deve ser realizado no início da sua empresa ou loja virtual, conjuntamente com a verificação de disponibilidade de domínio para o site (caso venda ou pretenda vender em e-commerce próprio). Você precisará acessar o site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e consultar o sistema de buscas de marcas.
Procure pelo nome que você deseja registrar e verifique se há algum processo em andamento para o mesmo nome, pois a prioridade de registro é para a empresa que solicitou primeiro. É possível que coexista o mesmo nome de marca, desde que sejam de setores de atividade diferentes.
2- Se informe sobre as taxas e o tipo de marca que irá registrar
Através do próprio site do INPI há informativos que explicam os tipos e naturezas de marcas para registro e as taxas que serão cobradas no processo. Tenha conhecimento sobre todos esses detalhes antes de realizar o pedido de registro para uma maior agilidade no procedimento.
3-Realize o pedido e acompanhe
O registro de marca pode levar cerca de dois a três anos até chegar ao deferimento ou indeferimento da solicitação, que é a parte final do pedido. É importante acompanhar com frequência pois o INPI pode solicitar mais documentos (o que pode acarretar em mais taxas, em alguns casos) e há a possibilidade de haver alguma oposição, que ocorre quando alguém se opõe ao registro da sua marca.
Após a realização do pedido, é disponibilizado um número para que você acompanhe a solicitação. Quanto aos prazos, você terá cerca de dois meses para contestar alguma manifestação de oposição, e cinco dias para apresentar cada documentação que for exigida, então permaneça atento ao pedido.
4- Deferimento e registro da marca
Um exame será realizado pelo INPI após todos os processos anteriores, e deferirá ou indeferirá o seu pedido. Caso seja indeferido, você ainda pode apresentar um recurso para reavaliação, e se deferido, só precisará pagar as taxas de proteção para os primeiros dez anos da sua marca e o registro será emitido.
Apesar de ser um processo longo, o registro garantirá a proteção da sua marca, e será permitido a você utilizá-la em todos os produtos e serviços realizados pela sua loja. A marca é como um bem adquirido para a sua empresa e deve ser idealmente projetada desde o começo, tornando-a sólida no mercado e passando credibilidade nos seus canais de venda.
Todas as etapas contidas aqui devem ser observadas com as informações disponibilizadas pelo INPI a fim de facilitar o registro da sua marca.
Tornando a sua loja ou marca presente nos maiores Marketplaces, a Hubsales é um serviço de integração que pode auxiliar desde a definição de mix de produtos ideal para a sua empresa até a realização dos cadastros e descrições dos seus produtos nas maiores plataformas de Marketplaces.
Intermediamos todos os processos de contratações e realizamos mais serviços operacionais que facilitam as atividades e proporcionam focar somente em vender, sobrando tempo para o crescimento do seu negócio.
Fale com um especialista Hubsales.