HubSales

A Magazine Luiza anunciou no final do mês de junho a compra da startup Hubsales, investimento esse que faz parte da estratégia #TemNoMagalu, focado no aumento do número de categorias da gigante varejista. 

Uma das especializações da Hubsales são os clusters, ou seja, polos de produção onde as fábricas passam a vender para o consumidor final, no modelo Factory to Consumers (F2C). Com a aquisição, a Magalu pretende integrar os produtos dos fabricantes para a plataforma, aproveitando um dos maiores clusters calçadistas do país que foi implementado e é operado pela Hubsales, movimentando mais de 700.000 pedidos e 100 milhões de reais anualmente.

A ampliação da estratégia #TemNoMagalu

Um dos objetivos da Magazine Luiza desde o início de 2020 é a estratégia #TemNoMagalu citada anteriormente. Ela e a compra da Hubsales seguem a linha da aquisição de startups que possam agregar ao crescimento da empresa e às subsidiárias do grupo Magazine Luiza. Eles direcionam a indústria nacional para a plataforma de marketplace do Magalu e oferecem os produtos com valores mais competitivos para o consumidor final. Essas ações estratégicas também foram as responsáveis pelas recentes aquisições da Netshoes, Estante Virtual e os investimentos em projetos de Big Data.

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Todos os polos criados pela Hubsales passarão a fazer parte dos marketplaces do grupo como: Netshoes, Zattini e Época Cosméticos, além de todos os outros fabricantes e vendedores parceiros. A fim de aumentar o interesse em integrar a plataforma e auxiliar nas vendas, o Magalu fornece serviços para os fabricantes parceiros, com adiantamento de recebíveis e a logística realizada pelo Magalu Entregas. 

A estratégia #TemNoMagalu vem demonstrando números significativos para a empresa, com alta nas ações da Magalu, e a expansão da plataforma acontece de forma rápida em conjunto com as estratégias de aquisições.

Em uma entrevista recente, Frederico Trajano (CEO da Magalu) falou sobre a aplicação da estratégia: 

“A partir de agora, vamos integrar de forma rápida e fácil, os produtos de uma série de fabricantes na nossa plataforma. Só em moda, por exemplo, temos 14 polos distribuídos pelo Brasil. Dessa forma beneficiamos todos os elos da cadeia; da indústria ao cliente final, eliminando intermediários e reduzindo custos e preços.”

Integração do modelo Factory to Consumers (F2C) 

A Hubsales atua no modelo F2C, que trabalha direcionando os fabricantes de segmentos especializados (clusters) para vender diretamente aos consumidores finais nas plataformas digitais. Esse modelo foi implantado pela Hubsales em Franca, São Paulo, onde a operação possui atual foco no setor calçadista. 

Ele cria uma parceria direta com os fabricantes e permite que vendam mais para um grande público já existente nas plataformas. Outra vantagem é que oferecem também preços mais baixos para os consumidores. Trata-se de um modelo de negócio comum no mercado chinês, por exemplo.

Apesar dos atuais clusters, todos os futuros polos gerenciados pelo Hubsales também serão integrados ao Magalu como fabricantes parceiros.

“Com a aquisição, o Magalu entra com relevância no segmento Factory to Consumers (F2C) e com a expansão da Hubsales, poderá integrar produtores de diversos outros polos industriais espalhados pelo Brasil, contribuindo para a expansão do sortimento do Magalu”—  afirmou a empresa em um comunicado.

Os serviços realizados pela Hubsales para os fabricantes e empresas

A Hubsales é uma das principais empresas do modelo F2C e atua como uma assessoria de negócios, realizando as intermediações entre os negócios com as plataformas digitais. Ela também funciona como um Hub e oferece serviços para as integrações necessárias, além das tecnologias de integração. 

“A Hubsales auxilia o seller, nesse caso uma indústria, a fazer desde o cadastro e upload do catálogo nas plataformas, até a gestão de pedidos e marketing, garantindo qualidade das informações prestadas e acompanhamento do nível de serviço. Com essa expertise, o sortimento oferecido pelas indústrias ganha relevância nas plataformas e elas têm a oportunidade de escalar de forma significativa seus negócios por meio do e-commerce”, 

“A aquisição da Hubsales acelera a entrada de novas indústrias na plataforma marketplace do Magalu, o que representa mais um importante passo na estratégia da companhia de digitalização do varejo brasileiro” —  segundo o grupo Magazine Luiza.

O modelo de negócio da Hubsales abre a entrada dos fabricantes para as plataformas digitais e elimina intermediários, auxiliando no aumento da margem das indústrias, além da redução dos custos envolvidos em intermediações. 

O Magalu afirmou recentemente que possui interesse em oferecer novos serviços pela Hubsales além dos já prestados, a fim de ofertar novas opções nos serviços de logística, tecnologia, entre outras futuras possibilidades.

Além das intermediações de contratos entre as plataformas digitais e as empresas, a Hubsales realiza serviços que visam auxiliar o seller a diminuir o tempo focado nas tarefas operacionais e permitir que foquem mais nas vendas, serviços esses que incluem a realização dos cadastros de todos os produtos nas plataformas, elaboração de descrições personalizadas, centralização de controle de estoque e assessorias que incluem a definição de mix de produtos, precificação e outros.

Tais serviços da Hubsales visam diminuir de forma significativa a barreira de entrada de indústrias e empresas de todos os portes no ambiente de plataformas digitais, o que vai muito além da parte de contratação e integração, e normalmente demanda tarefas operacionais para a inserção de produtos nas plataformas, dificultando a presença digital das empresas no modelo F2C.

 Os valores dos serviços da Hubsales são fixos e funcionam de forma mensal. A Hubsales também recebe uma comissão pelas vendas, mas elimina qualquer processo intermediário, onde a loja do vendedor é que está cadastrada e o proprietário recebe os valores das vendas de forma direta, sem intervenções. 

Quanto mais as vendas aumentam, menor a taxa fixa se torna, com valores extremamente acessíveis, mesmo para empresas de pequeno porte que desejam iniciar nas vendas online, ou pequenas indústrias especializadas que pretendem ingressar no modelo Factory to Consumers (F2C).

Se deseja integrar a sua empresa aos principais Marketplaces, com gerenciamento de estoque centralizado e sem a necessidade de elaborar cadastros de cada um de seus produtos, você precisa  conhecer os serviços da Hubsales, para vender nas maiores plataformas digitais, e assim, focar somente nas vendas.

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