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Um dos maiores divisores de águas sobre o sucesso em vendas de um e-commerce é a gestão da loja virtual.

Com tantas informações disponíveis, é difícil entender o que define uma boa gestão de e-commerce, porém, o essencial para a gestão ideal é ter o total controle e conhecimento sobre a situação atual do seu e-commerce, além de outros aspectos que vamos abordar nesta publicação. 

Separamos esse conteúdo que reúne os pontos que você deve observar e as dicas essenciais para você aprimorar a gestão da sua loja online, confira:

Tenha controle financeiro do seu negócio

O controle do fluxo de caixa não só é imprescindível em todas as áreas de negócios, como a sua falta é um dos principais motivos de encerramentos de negócios digitais no Brasil (segundo dados do Sebrae).

Mesmo que o seu e-commerce esteja no início e o fluxo seja pequeno, se faz necessário o acompanhamento e registro de todas as entradas e saídas do caixa da loja, de preferência, registre de forma semanal.

Elabore também um planejamento financeiro que contenha todas as despesas variáveis e fixas necessárias ao funcionamento e operação da sua loja, incluindo as datas e prazos de pagamento estipulados. 

Apesar de ser um processo comumente negligenciado e muitas vezes operando com um fluxo de caixa não separado da conta pessoal do vendedor, o controle financeiro não requer um conhecimento técnico e pode ser realizado até mesmo através de planilhas simples, mas mantenha a constância nos registros.

Analise com frequência as métricas da sua loja online

Os resultados das vendas, relatórios de tráfego da sua loja virtual e outras métricas precisam ser analisados com frequência para que você entenda o que está acontecendo na sua loja, como uma espécie de diagnóstico. 

É preciso entender de que forma o cliente se “comporta” no seu site, quanto tráfego a sua loja está recebendo, e também é importante analisar a taxa de conversão: ou seja, a média de compra realizada a cada número de visitantes da sua loja online.

É a partir desses e outros números utilizados de métricas para e-commerce que você poderá observar se sua loja está no caminho certo, ou se estagnou em um ponto. Também é com base nesses números que você irá tomar decisões e realizar ações de marketing para atrair mais tráfego qualificado para o seu site, e consequentemente, vender muito mais.  

Você consegue analisar as métricas da sua loja virtual através do uso de ferramentas com essa funcionalidade, algumas até mesmo com versões gratuitas para uso, como é o caso do Google Analytics.

Aproveite o poder do marketing digital 

É com o auxílio do assunto do tópico anterior que o marketing digital se faz presente na gestão de e-commerce: análise de métricas.

Sempre é necessária e recomendada a prática de incluir no planejamento financeiro do seu e-commerce os investimentos em marketing digital, que pode ser realizado com anúncios em redes sociais, anúncios em mecanismos de buscas, marketing de conteúdo nas redes da empresa, parcerias com influenciadores digitais e entre outras formas.

Se comunique diretamente com o seu público da forma com que ele se identifica, apresente as dores relacionadas ao seu produto e qual a solução que ele realiza nesse processo.

Nos anúncios, faça vários testes para otimizá-los e sempre busque pelo menor valor no custo por clique, além de analisar a taxa de cliques por parte do público (a cada número de visualizações, quantos usuários realmente clicam no seu anúncio e são direcionados para a sua loja). 

Lembre-se de voltar a analisar os resultados no seu site, observando o novo fluxo de tráfego gerado a partir das suas ações de marketing e a qualidade dele, e se geram as conversões estimadas ou não.

Não se esqueça da importância do pós venda

Os serviços que a sua loja virtual fornece para o cliente não terminam logo após a compra realizada por ele.

Os clientes esperam ao menos receber e-mails ou notificações após a confirmação de pedido, sendo um adicional interessante a opção que algumas plataformas oferecem de notificar o cliente a cada etapa e localização do rastreamento do pedido. 

Esteja atento às reclamações e objeções dos clientes e as resolva com agilidade, e o essencial: colete o feedback dos seus clientes, pois é a partir da opinião do seu público que você poderá aprimorar ainda mais os processos e serviços da sua loja virtual de forma objetiva e com base nas dores dos próprios consumidores do seu nicho de mercado.

Para a empresa, um ponto importante ao realizar o pós-venda é a fidelização do cliente, que é uma forma muito efetiva de aumentar as vendas e trazer resultado, além de ser um processo mais fácil e menos custoso financeiramente do que a aquisição de novos clientes para a base.

Se for do interesse do seu público, envie ofertas segmentadas através das formas de contato mais utilizadas pelo cliente.

Invista em integração e gestão de estoque

Plataformas de integrações oferecem serviços que buscam realizar o processo de integração do seu e-commerce com marketplaces. Marketplaces são plataformas de vendas online que reúne vendedores para cadastrar os produtos e vender através do tráfego qualificado já existente na plataforma (como a Magalu, Mercado Livre, B2W, e entre outros marketplaces conhecidos). 

Através dos serviços de integração é que se faz possível vender pela sua loja virtual e pelos maiores marketplaces, aumentando as suas vendas e presença digital, com estoque centralizado, facilitando a gestão e sem a necessidade de alterar o estoque em cada plataforma de vendas.

Com esse propósito, a Hubsales funciona não somente como uma integradora ao fornecer a tecnologia para a integração, mas também realiza a intermediação de contratos com os marketplaces e fornece os serviços operacionais do dia a dia ao cadastrar todos os seus produtos nos marketplaces, elaborar as descrições de produtos de forma personalizada para cada um, oferecendo suporte de pós venda nas plataformas de vendas e outros serviços que permitem você focar somente no mais importante: as vendas do seu negócio.

Fale com um especialista Hubsales.

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