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Ao abrir uma empresa, é normal ter mais despesas do que lucro no início das atividades. Quanto maior o valor em caixa que o seu negócio tiver, mais fácil será para lidar com as barreiras financeiras iniciais e manter o negócio em pleno funcionamento até alcançar um ponto de equilíbrio e, após isso, começar a lucrar com as vendas. 

É a partir desse princípio que o capital de giro funciona, além de ser um dos maiores pilares da saúde financeira dos negócios. 

Entenda sobre o que é o capital de giro e a importância dele para a sua empresa.

O que é e como funciona o capital de giro?

Considera-se o capital de giro toda a quantia financeira necessária para pagar as despesas de funcionamento da empresa, o que inclui os pagamentos aos fornecedores, ações de marketing, aluguéis, plataformas de e-commerce, serviços e demais gastos essenciais à manutenção das atividades do negócio. 

É fato que o montante necessário para o capital de giro é variável de acordo com o seu nicho de mercado, tipo de operação, custos de mercadorias e outros fatores circunstanciais que devem ser observados, incluindo a sazonalidade de altas e baixas nas vendas. 

O capital de giro é um instrumento de contabilidade e é calculado ao definir a diferença entre as contas a pagar e as receitas a curto prazo, ou seja: ativo circulante – passivo circulante.

Embora constantemente confundido, o capital de giro é muito diferente de fluxo de caixa. O fluxo de caixa é o que envolve as entradas e saídas de dinheiro, e é um controle normalmente feito através de planilhas e contemplando um período específico. Já o capital de giro, conforme explicado anteriormente, é o valor disponível para arcar com todas as despesas de funcionamento e pagamento de fornecedores.

A importância do capital de giro para as empresas

Muitas empresas não sobrevivem sequer ao primeiro ano de atividade devido à má gestão financeira do negócio, e negligenciar a importância do capital de giro é um dos maiores fatores que levam a falência. 

Mesmo que o conceito de capital de giro seja o montante que deve incluir as despesas necessárias do funcionamento, é essencial que a quantia seja maior que os gastos, prevenindo assim complicações, caso contas inesperadas surjam ou aconteça algum aumento no preço dos fornecedores.

O ponto de equilíbrio é o índice que indica o período em que as receitas da empresa passarão a pagar todas as despesas, mas que ainda não restará lucro. É após esse período que a empresa começará a gerar lucro, e o capital de giro será a sua maior ferramenta para alcançar o ponto de equilíbrio e garantir que o seu negócio seja lucrativo. 

Mesmo ao superar esse período e lucrar com as vendas, o capital de giro não perde a sua importância, pois ainda deverá existir a fim de lidar com as despesas recorrentes e futuras sem danificar a gestão financeira do negócio. 

Vender através do e-commerce, seja em loja virtual própria ou através de Marketplaces, chama a atenção de empresários, pois a barreira de entrada no mercado é minimizada ao não precisar de uma loja física, o que diminui os custos iniciais e otimiza o capital de giro no começo das atividades. 

Porém, o capital de giro também é um dispositivo essencial no e-commerce, e não deve ser ignorado apenas por normalmente requisitar quantias menores nessa modalidade de vendas. 

Se você deseja começar a vender ou já vende em Marketplaces, a Hubsales fornece gratuitamente um simulador de vendas para simular os seus lucros e porcentagens de alguns dos maiores players dos Marketplaces através de uma planilha simplificada: acesse o simulador clicando aqui.

Como planejar e otimizar o uso do capital de giro

Ao abrir a sua empresa, o capital de giro é um fator que já deve ser previamente planejado. Analise o seu nicho de mercado, os seus produtos e custos com fornecedores, ou todos os custos envolvidos na fabricação do produto, caso seja um fabricante, os valores das plataformas necessárias ou aluguéis e anote os valores para projetar o montante inicial do seu capital de giro ideal. 

As despesas não serão estáticas e irão subir conforme os estágios do seu negócio, mas é importante planejar uma média e calcular um valor acima do necessário, garantindo assim uma quantia maior que a mínima para o início das operações da empresa. 

Caso não tenha realizado esse procedimento na abertura do seu negócio, é recomendado que o realize o quanto antes, pois a manutenção do capital de giro é uma das garantias de longevidade da sua empresa.

Além do planejamento inicial, separamos algumas dicas para otimizar o capital de giro do seu negócio:

  • Comprometimento e relacionamento com seus fornecedores

É essencial que os pagamentos aos seus fornecedores sejam atendidos em dia, e é um combustível de credibilidade para a parceria entre o seu negócio e o fornecedor. 

O capital de giro é o responsável por garantir essa pontualidade. Negocie os prazos com seus fornecedores se necessário, mas tenha a certeza de cumprir com a sua parte sem atrasos. Conforme sua empresa crescer, será mais fácil criar acordos mais vantajosos de custos e prazos com os seus fornecedores.

  • Sempre inclua os custos de marketing

Seja anúncios em redes sociais, valores direcionados a agências de marketing ou qualquer outro custo focado em promover o seu produto, ele deve ser incluído como uma despesa a ser coberta pelo capital de giro. De certa forma, o custo de marketing não deixa de fazer parte do custo dos seus produtos, já que será um dos grandes responsáveis pelas vendas dos mesmos.

  • Gastos operacionais das atividades da empresa

Se não observados o suficiente, alguns custos poderão ficar de fora do planejamento e prejudicar a manutenção do capital de giro. 

Inclua até os menores gastos do operacional da empresa, pois somados e podem se tornar valores maiores conforme as variações de preços do mercado, que também devem ser analisadas com frequência.

Apesar de o capital de giro ser um conceito conhecido, a negligência acontece muitas vezes pela falta de tempo do empresário, que acaba focando mais no operacional da empresa do que no financeiro e no aumento da lucratividade. 

Como a Hubsales pode auxiliar o seu negócio

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