Vender em Marketplaces de forma direta para o consumidor final é uma opção totalmente viável para fabricantes e indústrias de todos os portes que desejam aumentar a presença online e impulsionar as vendas, mas já que se trata de uma forma de varejo, é natural que algumas dúvidas surjam em relação ao processo de cadastro e inserção da empresa nos Marketplaces. Entre toda a documentação necessária, o CNAE de indústria do seu negócio pode influenciar nesse procedimento. Entenda mais sobre as definições do CNAE e de que forma você pode adaptar a sua indústria para começar a vender nos principais Marketplaces do Brasil:
O que preciso saber sobre o CNAE?
O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é a classificação em âmbito nacional que determina os tipos de atividades exercidas pela sua empresa, sendo necessária para obter o CNPJ. Há sempre a possibilidade de possuir mais de um CNAE vinculado ao seu CNPJ, mas somente um deles poderá ser a atividade principal no registro da empresa, e a alíquota de impostos é variável para cada código CNAE (mesmo entre os CNAE secundários da sua empresa, que acabam por servir de apoio quando prestar algum serviço diferente da atividade principal). É também a partir do CNAE que você pode optar pelo Simples Nacional, uma forma mais simples de tributação, desde que o código da empresa esteja entre os CNAE incluídos no Simples Nacional. O código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas possui 7 números.
Como adaptar o CNAE de indústria para vender em Marketplaces?
A venda através de Marketplaces é uma forma de varejo, e dessa forma, não há como utilizar o CNAE de indústrias para se cadastrar nas plataformas. Caso sua empresa possua apenas o CNAE classificado como um código de indústria e fabricação, será necessário incluir um novo CNAE de varejista no seu CNPJ para começar a vender nos Marketplaces. Para fazer a inclusão, busque os serviços de um profissional contábil, e o processo exigirá a emissão de documentos que permitam realizar alterações no CNPJ original da sua empresa, incluindo o novo código de varejista. Para realizar buscas sobre os CNAE que deseja incluir, você pode acessar o site do IBGE e verificar as classificações, clicando aqui.
Os códigos de varejo normalmente iniciam com os números 45 ou 47, conforme alguns exemplos: 4782-2/01 Comércio varejista de calçados, 4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, 4783-1/01 Comércio varejista de artigos de joalheria.
Há desvantagens em ser indústria cadastrada nos Marketplaces com CNAE varejista?
Não há conflito algum, desde que já possua o CNAE de varejo e CNPJ em situação regular para iniciar as vendas, os Marketplaces permitem os cadastros de empresas fabricantes como qualquer outro negócio varejista. Normalmente, fabricantes possuem até mesmo preços mais competitivos ao vender diretamente para os consumidores nas plataformas de vendas, se posicionando fortemente nas páginas de buscas do Marketplace e de forma mais rápida que o comum.
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Quais os documentos necessários para incluir um novo CNAE?
Emitir um DBE (Documento Básico de Entrada) é um dos primeiros passos, já que esse é o documento utilizado para praticar qualquer ação ao CNPJ original. Também se faz necessário a solicitação de alteração contratual, realizada pela prefeitura da cidade onde o seu negócio está localizado e protocolado na Receita Federal e Secretaria da Fazenda. Após o processo de inclusão do novo CNAE, realize um cadastro no SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) para as futuras emissões de notas fiscais aos compradores. Conforme citamos anteriormente, é recomendado que você busque o auxílio de um profissional contábil para facilitar e agilizar todo o processo de inclusão de um novo CNAE, a documentação necessária a ser protocolada na Receita Federal e demais alterações no CNPJ caso for preciso. Alguns Marketplaces podem exigir certificado digital, como é o caso da B2W (Lojas Americanas / Shoptime / Submarino), você pode adquirir após a inclusão do novo CNAE varejista no CNPJ da sua empresa. Com tudo pronto, basta dar início aos cadastros nos Marketplaces desejados e realizar o processo de contratação com as documentações necessárias.
O modelo de negócio B2C (Business-to-costumer), ou seja, o comércio feito de forma direta entre a empresa fabricante e o cliente final, tende a impulsionar as vendas e o faturamento das indústrias de forma extremamente significativa, independentemente do porte. Os Marketplaces proporcionam uma estrutura escalável e de fácil acesso para todos os portes de negócios, com taxas acessíveis e que permitem o fabricante aproveitar de um tráfego qualificado e de alto volume, já existente dentro da plataforma de vendas. Serviços de integrações são bem-vindos, permitirão um controle muito melhor do estoque dos seus produtos em um único local, sem a necessidade de alterações manuais em cada um dos Marketplaces, caso possua interesse em integrar a sua empresa em mais de uma das plataformas disponíveis (o que é recomendado para uma maior presença digital e impulsionamento das vendas).
Verifique sempre as categorias de produtos permitidas por cada Marketplace para observar se seu negócio pode se cadastrar, mas as categorias são abrangentes e normalmente possuem alta demanda para todos os tipos de produtos presentes no mercado de varejo.
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