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Entre as principais tendências do mercado, é natural que surjam modelos de negócios mais recentes e específicos, visando aumentar as margens de lucros e reduzir os custos de produção das mercadorias. O Private Label é um exemplo desses modelos, se tornando uma grande tendência e entregando melhores margens tanto para os fabricantes quanto para os varejistas, e já é utilizado em todo o mercado. Entenda mais sobre o que é o Private Label, os benefícios e como utilizar esse modelo de negócio:

O que é o Private Label?

O termo Private Label pode ser traduzido como “Marca Privada” e é o nome do modelo de negócio onde uma empresa varejista realiza um contrato com uma fabricante para a produção de um determinado produto. Esse produto é 100% terceirizado com a empresa fabricante, que entrega as mercadorias dentro de todas as exigências e especificações que a varejista requisitou, fornecendo um produto pronto da forma solicitada. Dessa forma, a empresa varejista apenas utiliza o seu rótulo e marca no produto, mas a fabricação da mercadoria é responsabilidade da fabricante terceirizada.

De forma geral, mesmo que a fabricante esteja habituada a produzir uma mercadoria de determinada maneira, a empresa varejista pode solicitar por um produto fabricado de forma diferente, com alterações na produção, especificadas na solicitação (se tornando um produto único para a empresa varejista, sob o contrato com a indústria). 

O Private Label é então um modelo de negócio onde um produto é fabricado por uma empresa e vendido para os consumidores finais através de uma outra empresa, de forma que essas mercadorias só possam ser adquiridas através da empresa varejista, como se fossem fabricados por ela.

As contratações de empresas fabricantes por parte das varejistas também podem ser compostas de mais de uma fabricante contratada, seja para diferentes tipos de produtos ou para complementar coleções e partes de produtos finais.

Benefícios do Private Label para as empresas envolvidas

O modelo do Private Label já é utilizado amplamente pelo mercado atual, seja em setores calçadistas, moda, bebidas e diversos segmentos, e é basicamente aplicável em todos os tipos de produtos. 

Essa tendência se deve ao fato de o Private Label permitir às empresas o lançamento de uma marca própria sem a necessidade de possuir toda uma estrutura para a fabricação dos produtos, e pode contar com grandes fabricantes especializadas, com muita experiência no ramo, além do maquinário avançado para um produto de alta qualidade.

A redução de custos é extremamente significativa para ambas as partes envolvidas, tanto pela economia do varejista ao não investir em estrutura fabril, quanto para a empresa fabricante que pode obter grandes lucros ao vender em larga escala para os varejistas, sem precisar investir em estratégias de marketing e vendas (concentrando os esforços apenas na produção).

Entre outras vantagens para o produtor, também é destacavel a possibilidade de ter os seus produtos expostos em variados pontos de vendas, além de atender clientes de diversos segmentos e realizar contratos de vendas em grande volume, ainda em preços de atacado.

O varejista pode realizar a venda do produto final em todos os canais de venda que desejar, pois passa a ser de sua posse e responsabilidade. O fabricante poderá ter o seu produto exposto nesses canais, até mesmo em Marketplaces (como o Magalu Marketplace, Mercado Livre, Americanas e entre outros), o que pode resultar em mais clientes para a indústria produtora.

Existe a possibilidade de o fabricante vender outros produtos próprios com o rótulo da indústria diretamente para o cliente final através desses mesmos Marketplaces, pagando taxas de comissões apenas quando realizar as vendas. 

Se você deseja começar a vender através dessas plataformas de vendas, mas queira simular os seus possíveis lucros para uma análise, a Hubsales fornece gratuitamente uma planilha com simulador de vendas, onde você pode simular os lucros de cada um de seus produtos e visualizar as porcentagens de alguns dos maiores players do mercado de Marketplace. Acesse a planilha gratuitamente clicando aqui.

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Exemplos do uso do Private Label

O Private Label é comum no Brasil e é muito utilizado nas cadeias de supermercado e no setor têxtil, por exemplo. Grandes redes varejistas como as Lojas Renner utilizam do modelo Private Label ao contratar fabricantes e realizar a venda das peças de roupa em suas lojas.

A rede de supermercados Pão de Açúcar vende produtos alimentícios próprios sob o rótulo “Qualitá” que funciona como uma marca própria, sendo produzida por uma empresa fabricante totalmente terceirizada, aumentando as margens de lucros da varejista e distribuindo os produtos da fabricante.

A popularidade do modelo Private Label no Brasil é tão grande que originou um evento, o “Private Label Brazil”. Esse evento ocorre todos os anos e é exclusivamente focado no mercado de Marcas Próprias e Terceirização de produtos, oferecendo um espaço que reúne fornecedores de diversos setores, a fim de que empresas de todo o Brasil possam conhecer parceiros em potenciais para oportunidades no modelo de negócios do Private Label. O evento atualmente se encontra em sua 6ª edição, e é realizado na cidade de São Paulo – SP.

As oportunidades de melhores margens de lucro que o Private Label oferece aos varejistas são as maiores responsáveis pela procura do modelo, mas os benefícios para os fabricantes são igualmente vantajosos. 

Você pode distribuir os seus produtos em grandes pontos de venda conhecidos através desse modelo, e além do Private Label, há a possibilidade citada anteriormente de vender outros produtos da sua empresa através dos maiores sites de e-commerce do país, os Marketplaces.

Como a Hubsales pode contribuir ao seu negócio

A Hubsales lhe oferece todo o suporte nessa jornada, intermediando a contratação entre a sua empresa e os Marketplaces, auxiliando em toda a documentação necessária de forma ágil. 

Além da integração e tecnologia, oferecemos serviços que facilitarão a gestão do seu negócio ao cadastrar cada um de seus produtos nas plataformas, elaborar a descrição das mercadorias de forma personalizada, centralizar o estoque e auxiliar na precificação.

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