Da criação do pedido ao momento da entrega, a venda pela internet precisa oferecer uma ótima experiência de compra ao cliente, e isso inclui transmitir segurança e credibilidade.
Nesse processo, uma das maiores objeções dos compradores de lojas virtuais se deve ao prazo de entrega, e mesmo em prazos curtos, é normal que o cliente irá buscar rastrear os pedidos para verificar onde está a encomenda e em quanto tempo ele receberá o produto em casa. Esse processo se trata do tracking de encomendas, mas realizado manualmente.
Entenda mais sobre o tracking de encomendas, um dos maiores responsáveis pela percepção de confiabilidade dos clientes da sua loja virtual, e como ele aprimora a experiência dos seus compradores:
O que é e como funciona o tracking de pedidos:
É o processo de rastrear a encomenda, que compreende a verificação das etapas desde o momento do envio, paradas que a transportadora realiza em cidades, e a data em que o pedido saiu para entrega. Embora seja variável para cada transportadora ou serviço de entregas, o tracking de encomendas é realizado através de um código entregue no momento da postagem, ou pelo número de CPF do destinatário da encomenda e CNPJ do remetente.
Como o e-commerce não possui um mostruário físico e não há como o cliente verificar o produto e levar consigo imediatamente após o pagamento, as expectativas dos clientes em lojas virtuais são geradas através das fotos e descrições dos produtos. É esse detalhe que determina que, após o pagamento já debitado, o seu cliente possua apenas uma promessa de receber o produto em casa, no prazo estipulado, e de acordo com todas as expectativas. Dessa forma, não é de se espantar que o tracking de encomendas seja o carro chefe em tranquilizar o seu comprador sobre cada etapa de entrega do pedido.
Como fornecer o tracking de encomendas para os clientes
A maneira tradicional de oferecer o rastreamento das encomendas para os clientes é simplesmente fornecer o código de rastreamento por e-mail, assim que o pedido for despachado na transportadora.
É verdade que apenas esse procedimento já entregará uma segurança maior ao comprador, permitindo que ele acesse o site dos Correios ou demais transportadoras para rastrear o seu pedido, mas não agregará como diferencial algum. Entretanto, há uma forma muito mais completa que permitirá transmitir transparência e fácil acesso para o seu cliente, e ainda servirá como um diferencial para a sua empresa quanto a experiência de compra.
Essa forma é o que é conhecido como o tracking de encomendas ao funcionar como um diferencial, que acontece de forma automatizada e entrega todas as etapas de entrega diretamente para o seu cliente, em tempo real, assim que cada atualização de parada ou entrega é registrada na transportadora.
Esse sistema acaba por tranquilizar os consumidores de forma muito mais otimizada, já que o cliente não precisará verificar o rastreamento por conta própria através dos códigos, e receberá com frequência todos os detalhes pelo seu e-mail, até o momento da entrega.
Algumas plataformas de e-commerce oferecem a integração dessa modalidade de tracking de pedidos através de serviços adicionais adquiridos à parte, ou como funcionalidade da própria plataforma.
Nos Marketplaces (como Mercado Livre, Magalu, B2W, e entre outros), o tracking é muitas vezes atualizado dentro da própria plataforma de vendas, quando o cliente verifica o status do pedido realizado.
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Vantagens e benefícios do tracking de encomendas
A transparência e efetividade do tracking de encomendas não oferece vantagens apenas para os clientes, mas também para a empresa, ao auxiliar em mitigações de roubos e furtos com o suporte do rastreamento em tempo real e demais vantagens. Confira os maiores benefícios do uso do tracking de pedidos:
- Facilidade na gestão e segurança para o cliente, aumentando as possibilidades de retornar a comprar mais vezes na loja virtual ou em seu espaço nos Marketplaces.
- Redução dos contatos ao SAC da empresa com intenções de sanar dúvidas sobre as entregas e prazos, já que serão rastreados pelo cliente.
- Monitoramento constante sobre o cumprimento do prazo de entrega, para a empresa tomar as medidas necessárias ou entrar em contato com o cliente caso a encomenda atrase, aprimorando o atendimento (bem como acompanhamento de casos de extravios ou roubos de carga).
De modo geral, repassar os códigos de rastreamento ao seu cliente pode não ser um diferencial e apenas funcionar como o mínimo esperado, mas manter o cliente atualizado por e-mail ou SMS com os status e tracking dos pedidos não só funcionará como um diferencial atual, mas facilitará a gestão da sua empresa.
Essa é a importância de passar a utilizar soluções e sistemas de tracking de encomendas ou vender através de Marketplaces, pois muitas dessas plataformas de vendas com alto volume de tráfego qualificado já contam com essas funcionalidades para os consumidores, além de outras etapas no pós-venda.
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