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O Cross Docking é uma forma de logística que vem ganhando muito espaço, principalmente entre as modalidades de comércio que não precisam de uma estrutura física complexa, como o e-commerce, mas pode ser aplicado em diversos tipos de negócios. Um dos objetivos da implementação do Cross Docking é agilizar os processos logísticos da empresa e ganhar vantagem competitiva nas formas e prazos de entrega aos clientes. 

Saiba o que é o Cross Docking e como começar a implementar na sua empresa:

O que é o Cross Docking?

É na verdade uma maneira de preparar os pedidos, sem precisar armazenar as mercadorias em um centro de distribuição, muitas vezes eliminando a necessidade de um estoque para a empresa. 

Para ilustrar a situação, no momento em que um cliente realiza um pedido, a empresa solicita a compra diretamente para o fornecedor e após receber o produto no centro de distribuição, enviará para o cliente, sem a necessidade de armazenar os produtos (uma vez que a mercadoria já foi vendida). 

O termo Cross Docking vem do inglês e significa cruzar ou atravessar as docas, que é o que o processo exige, sendo apenas necessária a separação e envio, excluindo o processo de armazenagem em estoque e cruzando as docas entre a empresa e o fornecedor.

Pelo sistema de Cross Docking, a mercadoria geralmente fica menos de 24h no centro de distribuição, sendo separada e enviada para o cliente final no mesmo dia em que é recebida. É essa forma de operação que permite agilizar todo o processo logístico da empresa, diminuindo e muito os prazos de entrega estimados. 

Embora facilmente aplicável em empresas cujos produtos são entregues prontos por parte do fornecedor, o Cross Docking também é implementável para negócios que requerem a preparação ou condicionamento do produto antes do envio ao consumidor final, já que existem mais de uma modalidade de aplicação do Cross Docking. 

Dessa forma, existem três formas mais comuns do Cross Docking no mercado, são elas:

  1. Cross Docking de movimentação contínua: é a modalidade mais comum, onde você recebe os produtos já preparados por parte do fornecedor, considerando a condição desejada pelos clientes finais, exigindo pouca intervenção do seu negócio no produto: apenas conferir, separar e enviar.
  2. Cross Docking de movimentação consolidada: após receber os itens do fornecedor, se direciona algumas partes das mercadorias para o estoque, a fim de combinar com outros itens e produtos que completam o pedido realizado pelo cliente ou manuseando o produto para acondicionamento desejado pela demanda final, enviando assim que completos.
  3. Cross Docking de movimento de distribuição: essa modalidade é focada no modelo B2B (Business-to-business). Os pedidos separados são de um único cliente, mas que possuam volume suficiente para preencher uma carga inteira do veículo, conhecidas como FTL (Full Truck Load).

Como implementar o Cross Docking na sua empresa?

Ao implementar o Cross Docking, é importante ter certeza que os seus clientes receberão as mercadorias dentro dos prazos informados, que é um dos objetivos do Cross Docking. Caso contrário, a implementação pode até prejudicar as demais operações da empresa e a experiência do cliente.

  • Certifique-se de que a empresa possua todas as informações com os fornecedores e os fluxos de pedidos. Para isso, é interessante investir em serviços de gestão, além de controle de estoque se necessário, pois em alguns casos, o Cross Docking pode não eliminar o estoque, apenas reduzir a necessidade e os gastos.
  • Realize todo o planejamento logístico da modalidade de Cross Docking que será implementada, do início ao fim.
  • Contrate transportadoras especializadas que já lidam com modelos de Cross Docking.
  • Entre em contato com o seu fornecedor sobre a possibilidade do Cross Docking e todo o acondicionamento necessário, caso seja preciso realizar alguma mudança nos procedimentos de recebimentos ou prazos.
  • Treine a sua equipe para realizar as etapas da estratégia, de forma qualificada e ágil.

Outro ponto importante a se verificar é, se você vende em Marketplaces como o Mercado Livre, Magalu, Americanas ou outros, repare no prazo estipulado que a plataforma exige para o envio do produto.

Alguns Marketplaces exigem um prazo, outros podem prejudicar a sua reputação caso esse prazo atrase. É essencial que você tenha um bom controle dos prazos do seu fornecedor ao realizar o Cross Docking a fim de não prejudicar a sua reputação em Marketplaces.

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Vantagens do Cross Docking

Embora um dos objetivos da implementação do Cross Docking seja a agilidade nas entregas e melhores prazos para os clientes, um dos maiores benefícios do Cross Docking é a falta de necessidade de estoque ou redução do mesmo.

A possibilidade de iniciar um negócio sem precisar de um estoque prévio, seja e-commerce ou outras modalidades, permite que a empresa necessite de um capital de giro muito menor, e os custos de armazenagem e infraestrutura necessários serão extremamente reduzidos.

Conferir as mercadorias é uma das partes essenciais do Cross Docking, que é realizada de uma forma mais completa e próxima, ou seja, reduzirá as chances de envios de mercadorias defeituosas ou avariadas. Toda a gestão da cadeia de suprimentos será facilitada e, com prazos de entregas mais curtos, a experiência de compra do cliente será otimizada.

O Cross Docking traz inúmeros benefícios e redução de custos, se tornando cada vez mais popular no meio do e-commerce. Entretanto, um dos requisitos para a implementação do Cross Docking é ter a certeza de que a sua gestão será efetiva e simplificada o suficiente.

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