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Na área logística das empresas, uma das maiores responsáveis pela facilidade na gestão é a organização do estoque de forma eficaz. Controlar as entradas e saídas de produtos é uma tarefa que se torna cada vez mais difícil conforme o volume de estoque aumenta, e o SKU é um conceito que facilita todo esse processo, ao identificar cada artigo de forma que apenas a sua empresa consiga interpretá-lo. Entenda o que é SKU e como ele pode melhorar a gestão de estoque do seu negócio:

Qual a definição e para que serve o SKU?

O SKU é a sigla para Stock Keeping Unit (do inglês, Unidade de Manutenção de Estoque), e é na verdade uma espécie de código em letras e números. Ele funciona como uma identidade única para cada produto, sendo possível fazer buscas através do SKU para observar se o produto foi vendido, trocado por outro, entregue ao destinatário e entre outras situações. 

É a partir do SKU que, ao interpretar o código, você saberá as características do produto, como: cor, tamanho, formato, e outras especificações. É importante observar que o mesmo SKU se aplica caso os produtos sejam iguais: se você está vendendo dois calçados que possuem as mesmas especificações, ambos terão os mesmos SKUs, se possui dois calçados diferentes, os dois terão SKUs diferentes.

A diferença entre o código SKU e o código de barras é que o SKU deve ser único ao seu estabelecimento, tornando possível a interpretação e identificação do código SKU apenas pela sua empresa. 

Utilizar os códigos de barras como SKU não é uma boa prática, já que pode não facilitar a gestão, e o SKU pode ser organizado de forma a ser interpretado facilmente por uma pessoa, e não apenas por um leitor como nos casos gerais do uso do código de barras.

Além de facilitar a gestão de estoque, outra vantagem do SKU é a fácil diferenciação entre os produtos, no próprio código é incluído detalhes como tamanhos variados do mesmo produto, fabricantes específicos e outros atributos.

Utilizando o SKU no seu estoque e canais de venda

Ao passar a elaborar e utilizar os códigos SKU para os seus produtos, é essencial que você os confeccione para todos os produtos e variações presentes no seu estoque, e se certifique de que os códigos sejam utilizados em todos os canais de venda que sua empresa esteja presente no momento.

Ao vender em lojas virtuais próprias, as plataformas de e-commerce oferecem campos para incluir o código SKU no momento de cadastro de cada produto, e é um passo que não deve ser ignorado, pois, ao utilizar os SKUs em vendas nos pontos físicos e não cadastrá-los na loja virtual da sua empresa, a utilidade real do SKU pode ser perdida e entrar em conflito no controle e gestão de estoque.

Os mesmos passos devem ser repetidos nos cadastros de produtos em Marketplaces (plataformas de vendas como Magalu Marketplace, Mercado Livre, Americanas, B2W, e entre outros), que também possuem campos de inserção para os códigos SKUs de cada produto cadastrado nas plataformas. 

A codificação SKU que você criou precisar ser aceita pelo Marketplace, mas a maior parte deles não restringe muito os caracteres dos códigos, sendo números comumente aceitos. Entretanto, alguns Marketplaces podem restringir caracteres especiais como “/” ou “*” (o que é importante observar na hora de inserir, e buscar não diferenciar do SKU utilizado no seu estoque).

Se você deseja vender nos maiores Marketplaces do Brasil, mas quer realizar pesquisas e simular suas vendas, a Hubsales fornece gratuitamente uma planilha com simulador de vendas para Marketplaces, onde você pode simular os seus possíveis lucros para cada produto e ainda visualizar as porcentagens de alguns dos maiores players do mercado. Acesse a planilha gratuita e simule seus lucros, clique aqui.

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Composição de um SKU e como criar os códigos

Normalmente a composição do SKU pode ser constituída dessa forma:

MFG-TEN-TE-36-VRM (código SKU de exemplo, para uma empresa de calçados)

Onde temos no exemplo, MFG: Marca “FG”, TEN: Tênis (o modelo do calçado), TE: Tecido, o material do produto, 36: O número, tamanho especificado e VRM: Vermelho, a cor do calçado.

Se para esse mesmo exato produto você tiver outras variações, pode incluir números no final do código ou outras formas que tornem o SKU facilmente identificável quando precisar fazer um controle ou manutenção de estoque.

Como ele será interpretado apenas pela sua empresa, você pode formar padrões diferentes do SKU de maneira a compor os códigos pelas variações que achar necessário incluir, desde que o código SKU cumpra a função no controle de estoque. 

Jamais atribua um mesmo SKU para produtos que possuam alguma variação, mesmo que a variação seja mínima, é necessário definir um SKU distinto (mesmo que apenas por poucas letras e números seriais a mais).

O uso correto do SKU facilitará todos os processos de logística no estoque, facilitando a leitura humana pelos colabores da sua empresa, agilizando a comunicação interna ao identificar os produtos rapidamente, possibilitando o “rastreio” da situação do produto vendido ou armazenado e também simplificando as integrações do estoque com soluções tecnológicas e serviços de gestão.

Passar a utilizar o SKU na sua empresa facilitará e muito o seu controle de estoque, mas incluir as funcionalidades de serviços de gestão pode simplificar ainda mais as atividades do seu negócio e aprimorar a eficiência do seu operacional. 

Como a Hubsales pode ajudar o seu negócio

A Hubsales pode auxiliar você nessa jornada, onde fornecemos toda a integração entre a sua empresa e os Marketplaces, intermediando a contratação necessária para que você comece a vender nos maiores sites de e-commerce do país. 

Além dos serviços de integração, centralizamos todo o seu estoque e a gerência de pedidos em um único lugar, cadastramos cada um dos seus produtos nas plataformas de vendas e elaboramos as descrições de forma personalizada, poupando muito tempo do seu operacional e permitindo que você foque apenas em vender de forma escalável.

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