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A Black Friday de 2021 acontecerá em 26 de novembro e, embora seja uma data aguardada pelos lojistas, alguns e-commerces não planejaram as estratégias de vendas para esse evento que possui o potencial de atingir as metas desejadas ainda no final do ano. Porém, ainda há tempo de se preparar e vender na Black Friday 2021, e separamos dicas valiosas para você começar o planejamento hoje mesmo e garantir as vendas. Confira o artigo:

Calcule os descontos e ofereça vantagens reais

No Brasil, os anos iniciais da Black Friday encontraram objeções e frustrações por partes dos clientes, que esperavam grandes e reais descontos na data, mas encontraram porcentagens baixíssimas nos descontos, ou até mesmo valores superiores aos preços reais do produto. 

Embora esta prática fraudulenta ainda aconteça, a percepção sobre o valor da Black Friday vem mudando conforme o mercado realmente aplica descontos significativos nas promoções da data.

De forma a transmitir credibilidade aos clientes e uma imagem séria da sua empresa, os descontos que você deve oferecer na Black Friday também precisam ser significativos o suficiente para causarem impacto na decisão de compra. 

Analise e faça uma relação sobre todos os custos que envolvem o produto, calculando o quanto você pode utilizar da margem de lucro para gerar o desconto, e é interessante que esse valor esteja disponível apenas na Black Friday ou em poucos períodos do ano além deste. 

É essencial que o cálculo considere a demanda projetada para a data, a fim de compreender o quanto estará lucrando com as vendas em quantidade, considerando a margem de lucro reduzida a partir do desconto.

Outro ponto a ser observado é a possível definição de um produto que será o carro-chefe durante a Black Friday, e é nele que você focará a relevância do desconto, sendo possível oferecer descontos menores em outros produtos adicionais, mas uma promoção maior no produto destacado.

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Marketing dos produtos para a Black Friday

Se pretende se preparar para vender na Black Friday de forma efetiva, o planejamento do marketing também precisa ser específico para a data. 

A partir dos produtos destaques selecionados no planejamento anterior, você poderá focar em conhecer os canais mais utilizados pelos seus clientes e direcionar os esforços de Marketing para essas áreas durante a Black Friday, incluindo os “produtos estrelas” definidos para o evento. 

Disparos de e-mail marketing promocionais da Black Friday e personalizados de acordo com o histórico de compra dos consumidores pode ser uma ferramenta muito eficiente para a data, além de links patrocinados em mecanismos de buscas.

Lembre-se também de inserir os descontos promocionais nos Marketplaces ou outros canais de venda que sua empresa esteja presente, pois as próprias plataformas costumam impulsionar os produtos de vendedores participantes da data, sem cobranças adicionais nas comissões. 

Estratégias de kits e adicionando formas de frete grátis

Durante a Black Friday, clientes que já pretendiam adquirir algum produto, voltam para observar os preços no evento e, eventualmente, chegar à decisão de compra. Um fator determinante nessa decisão, além do desconto oferecido, é o valor do frete a ser pago pelo comprador. 

A montagem de kits de produtos que agreguem valor ao ser comprados em conjunto, se relevante para o público alvo, é uma estratégia que auxilia a aumentar o ticket médio na sua loja e transmite a sensação de compensação do custo de frete (pelo valor mais alto do produto, gerado a partir do kit).

Além de montar kits, você pode providenciar promoções de frete grátis a partir de um valor definido. Nessa modalidade, você passa a custear o frete para o cliente, onde, acima de determinado valor, existe a possibilidade de sacrificar uma parcela do lucro para o frete da região, ainda de forma vantajosa para o lojista. 

Normalmente, lojas virtuais oferecem essa modalidade de frete grátis a partir de R$ 200 ou R$ 300 reais de compras, dependendo do nicho de mercado e dos produtos oferecidos, além de ser necessário observar a região do destinatário e os custos de logística envolvidos na promoção.

Planejando o estoque necessário e a demanda projetada

A falta de estoque durante a Black Friday e a diferença entre o volume de vendas planejado para a demanda real da data, são problemas que podem afetar até mesmo os gigantes varejistas do e-commerce. 

O ideal é que seja realizado um cálculo aproximado da demanda, baseado no histórico de vendas em datas comuns, mas com números maiores e considerando as promoções planejadas, incluindo as vendas projetadas sobre os produtos destaques que serão mais impulsionados durante a Black Friday.

Com base no volume projetado, negocie com o seu fornecedor e garanta que o estoque não será um problema durante o evento. Busque investir mais na quantidade de produtos, focando nos mais vendidos e com descontos maiores na Black Friday, ao invés de variedade de estoque.

Ainda não tem seus produtos cadastrados em Marketplaces? Calma, a Hubsales está aqui para te ajudar!

Se você ainda não tem os seus produtos cadastrados em Marketplaces, mas deseja começar a vender, a Hubsales oferece gratuitamente uma planilha com simulador de vendas para que você possa calcular os seus possíveis lucros nas plataformas, além de visualizar as porcentagens de alguns dos maiores players do mercado de Marketplace. Acesse o simulador gratuitamente clicando aqui.

Essas dicas agilizarão a sua entrada na Black Friday de 2021, ainda que os planejamentos necessários sejam realizados. Entretanto, para toda a parte operacional e de gestão, a Hubsales pode te ajudar a tempo do evento, integrando a sua loja aos maiores Marketplaces do Brasil, centralizando o estoque e pedidos em um único lugar, e poupando tempo ao seu negócio.

Não apenas fornecemos as tecnologias de integração e gestão em um serviço de Hub, mas também cadastramos todos os seus produtos nas plataformas de vendas, elaboramos as descrições de cada mercadoria, auxiliamos na precificação e mais serviços que permitirão você focar apenas no essencial do e-commerce: vender. 

Oferecemos essas vantagens por um valor acessível ao porte do seu negócio, e estamos preparados para agilizar os processos da sua loja e garantir a sua participação na Black Friday, com rápida efetivação dos serviços após a contratação.

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