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Como criar a descrição de produtos para vender online (e-commerces e Marketplaces)?

As descrições dos produtos são as grandes responsáveis por quebrar as barreiras de objeções e sanar as dúvidas dos possíveis compradores, o que leva à conversão ou a impede, dependendo do conteúdo e da qualidade do texto elaborado. 

É comum observarmos descrições repletas de detalhes técnicos em produtos por toda a internet, mas as especificações não são as únicas coisas que devem aparecer nas descrições de produtos, e também não são a parte mais importante para a venda. 

Entenda todos os pontos que você deve observar para criar uma descrição que venderá muito mais no seu e-commerce ou Marketplace:

Direcione a descrição para o seu público em específico

O seu produto é visto pelos seus clientes como a forma de alcançar algum sonho que possuem, dessa forma, é fundamental que a descrição contenha elementos que os convençam que aquele produto vá atingir o sonho em questão. 

O texto deve transmitir uma ideia da experiência que o cliente terá com o produto e discorrer sobre todas as vantagens que o produto possui. Em outras palavras, é necessário deixar claro o valor atribuído ao produto, e o que o seu cliente “ganhará” ao adquirir ele, e isso inclui a experiência de compra. 

Gatilhos mentais também auxiliam nesse processo, desde que sejam verdadeiros.

O que deve conter nos detalhes técnicos?

Além da parte do texto que explica sobre a experiência com o produto e trabalha a dor e a solução, os atributos técnicos do produto também precisam ser explicados de uma forma bem detalhada. 

Dê todas informações essenciais tais como: o material que ele é confeccionado, tamanho, medidas em geral e todas suas especificidades esclarecendo as possíveis dúvidas, evitando que o cliente entre em contato com a sua loja, pois isso aumenta a conversão em vendas.

Vender a experiência do produto é a parte de destaque da descrição, mas as informações técnicas são necessárias, já que o cliente não está presente pessoalmente para verificar e conferir os detalhes.

Os Marketplaces costumam exigir essas informações técnicas através de formulários, para colocá-las em uma parte específica da descrição. Quanto mais informações você tiver sobre o produto para inserir conforme solicitado, mais bem posicionados serão os seus anúncios.

Utilizando de palavras chaves para aumentar o alcance (SEO)

Se a sua descrição conter todos os detalhes necessários e for bem elaborada, com palavras-chaves do produto sendo utilizadas de maneira natural (e não de forma repetitiva), o alcance da página do seu produto será muito maior em mecanismos de buscas ou dentro dos próprios Marketplaces. 

Faça uma busca para descobrir quais as palavras-chaves mais importantes para o seu nicho de mercado e utilize-as na descrição de acordo com o produto, além do próprio nome do item.

Tome cuidado: a prática de repetir palavras-chaves ou inseri-las em excesso pode, na verdade, prejudicar o alcance da sua descrição ao invés de otimizar o posicionamento.

Não copie as descrições do seu fornecedor

Se você não é fabricante e possui um fornecedor, é comum que o produto que você está revendendo já possua uma descrição no site do fabricante. Essas descrições costumam possuir mais elementos técnicos voltados aos revendedores do que detalhes que chamaram a atenção de consumidores finais para converter em vendas. 

Apesar da prática de copiar a descrição dos fornecedores ser comum, isso as torna todas iguais ou similares entre concorrentes e a relevância do seu anúncio cairá de forma significativa (além de normalmente não serem adequadas ou relevantes para o seu público). 

Você pode utilizar algum detalhe, frase ou ideia, mas é essencial que as suas descrições de produtos sejam originais e únicas como um todo. A criatividade e originalidade podem ser o diferencial que serão o destaque da sua marca rumo ao sucesso.

Transmita segurança para o possível comprador

Você pode inserir as informações sobre a garantia do produto e outros aspectos que passam segurança ao seu cliente. 

Esses elementos geralmente são inseridos ao final de cada descrição, pois o consumidor já imaginou a experiência que terá com o produto, analisou os detalhes técnicos e precisa se certificar de que estará realizando uma compra segura e livre de defeitos físicos. 

Esses detalhes também podem ser ainda mais decisivos se a descrição estiver em um e-commerce recém-criado ou iniciante nas vendas, pois as informações transmitem segurança na hora da conversão.

Uma descrição bem elaborada com certeza será responsável por converter muito mais vendas para o seu e-commerce ou Marketplace, mas é um processo trabalhoso. 

A Hubsales oferece um serviço de integração entre a sua loja e os Marketplaces, realizando todos os cadastros de produtos para a sua loja, elaborando as descrições de cada um deles de forma personalizada, auxiliando com precificação e fazendo toda a gestão da sua loja e produtos nas maiores plataformas de Marketplaces do Brasil. 

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