O Instagram é uma rede social que possui forte apelo visual, e marcas e lojas de diversos portes estão utilizando a rede aproveitando o aspecto visual para se posicionar e divulgar os seus produtos, direcionando os possíveis clientes para as páginas desejadas.
Embora os mais favorecidos pelo visual da rede sejam os produtos que se enquadram em decoração, ou os que causam um grande impulso pela aparência (como os alimentos), todos os tipos de produtos estão sendo anunciados no Instagram e podem utilizar das ferramentas que o próprio aplicativo dispõe para aumentar as vendas e se posicionar em um ótimo canal.
Entenda tudo sobre como vender pelo Instagram nesse guia completo que preparamos:
Iniciando por um perfil profissional para a sua loja
Se sua intenção é criar um perfil para o seu negócio, você precisa se certificar de que ele seja reconhecido pelo seu público como um perfil profissional. Isso inclui a descrição da bio (a área sobre o seu perfil) contendo informações sobre o objetivo da sua loja ou marca, e o que fazem no mercado.
Na área de inserção de links, é recomendado que utilize o link de sua loja virtual, sua loja em Marketplaces, ou direcionar para um site que mostra as várias opções de redirecionamento caso você esteja presente em mais canais de venda (O Linktree é um exemplo desses redirecionadores com várias opções para o usuário que acessa, e pode ser configurado gratuitamente).
Além desses detalhes, converter a sua conta para uma “conta comercial” nas configurações do perfil, é o que permitirá analisar as estatísticas da sua conta, isso é, o alcance das publicações, interações, impressões e principalmente: a obter mais dados sobre o comportamento do público que você está alcançado, para aprimorar as suas publicações e estratégias.
Criando conteúdo para o público ideal
Sabendo que o Instagram possui um forte apelo visual, as fotos focadas nos seus produtos e todo o conteúdo que você produzirá na rede devem ser publicadas com alta resolução ou não passarão uma impressão profissional sobre sua loja ou marca.
Nas descrições das publicações, utilize hashtags relevantes para o seu público-alvo (cerca de 4 a 5 hashtags por postagem).
Conteúdo sobre os seus produtos e valores da sua empresa também são ótimas opções para despertar interesse e fidelizar o público. Esses conteúdos não devem visar os aspectos e características físicas dos produtos, mas sim os benefícios reais que agregam e o que a sua marca visa entregar para os clientes.
Utilize também do poder dos Stories (função de vídeo ou imagem disponibilizada por 24 horas) para mostrar os “bastidores” do seu trabalho, preparações, comunicados e alcançar um contato mais direto com o seu público através de interações.
Função “loja” para a sua conta comercial
Visando auxiliar o direcionamento para páginas específicas de produtos, o Instagram possui a função “loja”.
Essa função é uma das maiores responsáveis pela possibilidade de vender pelo Instagram, que permite cadastrar os seus produtos em uma parte destacada do seu perfil, inserindo fotos, preços (com opções de descontos se necessário), descrições e um botão de compra.
No botão de compra, você pode inserir o link desejado, onde é recomendado colocar o link da página do produto específico, e não uma página inicial da sua loja ou vitrine geral.
Anúncios pagos dentro da plataforma
Você também tem a opção de criar campanhas de anúncios dentro do Instagram, e até mesmo utilizar o mesmo conjunto de anúncios no Facebook através de vinculação.
Os anúncios são funções pagas com orçamento diário especificado de acordo com o que desejar, mas você pode investir pouco e colher bons resultados em engajamento relevante no seu perfil ou em vendas ao redirecionar o anúncio para o seu site (ou página de Marketplace) com um botão “clicável”.
Vendendo pelo Instagram sem uma estrutura complexa
Não é necessário possuir uma loja virtual própria para vender pelo Instagram. Você pode vender através dos maiores Marketplaces do Brasil (Americanas, Mercado Livre, Magalu, etc.) ao se cadastrar neles e então utilizar o Instagram para direcionar o seu público às suas páginas de vendas nos Marketplaces, sem a necessidade da criação de um site.
Se você ainda não vende através de Marketplaces e deseja entender mais sobre os custos envolvidos, acesse gratuitamente o nosso simulador de vendas, onde você pode simular o quanto irá lucrar com cada um dos seus produtos e visualizar a porcentagem dos maiores players do mercado de Marketplaces. Clique aqui para acessar gratuitamente.
No Instagram, também é possível conciliar essa estratégia dos Marketplaces com o uso de loja virtual própria sem problema algum, utilizando os redirecionadores que citamos anteriormente ou alternando entre os links que você inserir nos anúncios.
A Hubsales fornece um serviço de integração da sua loja com as plataformas de Marketplaces.
Elaboramos todos os cadastros de produtos, criando as descrições de forma personalizada, definindo o mix de produto ideal, e lhe auxiliando nos processos de precificação. Integramos todos os Marketplaces e gerência de estoque em um único lugar, realizando toda essa parte operacional e facilitando o seu trabalho para que você possa se preocupar com o que é mais importante: vender.
Oferecemos todo o suporte de forma direta com preço acessível para todos os portes de negócio.